Saiba o que é e como funciona a ventilação mecânica domiciliar
Notícias

Saiba o que é e como funciona a ventilação mecânica domiciliar

Modalidade de tratamento em home care tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. 

O que é
Você já ouviu falar em ventilação mecânica? Trata-se do suporte oferecido, através de um aparelho, aos pacientes que não conseguem respirar espontaneamente por vias normais em razão de doenças, anestesia e anomalias congênitas.

Os ventiladores também são utilizados para permitir o descanso dos músculos respiratórios até que o paciente seja capaz de reassumir a ventilação por conta própria.

Tipos
Há dois tipos distintos de ventilação mecânica:

Ventilação Mecânica Invasiva: Quando o equipamento é conectado ao paciente através de tubo endotraqueal ou traqueostomia.

Ventilação Mecânica Não Invasiva: Quando o equipamento é conectado ao paciente através de máscaras.

Vale observar que a indicação de cada uma das modalidades e dos diversos modos ventilatórios que elas oferecem fica a cargo do médico responsável e dependerá do quadro clínico do paciente. Esses dois sistemas podem ser utilizados tanto em ambiente hospitalar como em domicilio.

Quem precisa
Para ser tratado com o auxílio da ventilação domiciliar, o paciente precisa apresentar um quadro estável, o que significa não apresentar piora do quadro clínico.

Uma estrutura semelhante à de um hospital deverá ser montada em casa por meio de acompanhamento de empresas de home care, com o apoio da família e de cuidadores.

A convivência e a participação da família proporcionam melhor qualidade de vida e redução do estresse emocional, além de possibilitar maior privacidade e facilidade para voltar a ter a sua independência funcional.

O sucesso do cuidador domiciliar está ligado à qualidade, segurança da assistência prestada, assim como de entender as necessidades individuais de cada paciente.

Estrutura
Cabe destacar que a residência deverá ser avaliada antes da alta hospitalar. A avaliação leva em conta alguns fatores importantes, tais como:

  • Espaço físico interno;
  • Largura das portas e corredores para mobilidade da cadeira de rodas;
  • Presença de escadas;
  • Boa iluminação;
  • Ventilação adequada;
  • Qualidade da rede elétrica;
  • Quantidade e localização de tomadas;
  • Condições sanitárias da residência.

A importância do cuidador é fundamental nesse processo. Ele (familiar ou não) é que será o responsável pelos cuidados do paciente), pois ficará a cargo dos cuidados referentes à alimentação e outros cuidados básicos relacionados a qualidade de vida do paciente.

A Bahia Home Care oferece os serviços de ventilação mecânica tanto para pacientes adultos quanto para crianças. Ficou interessado? Entre em contato conosco.



Endereço: Rua Pará, 198, Pituba,
CEP 41830-070, Salvador - Bahia

Horário Administrativo: Seg à Sex, 8h às 18h Central de Atendimento: 24 Horas