A importância de cuidar da saúde na melhor idade
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A importância de cuidar da saúde na melhor idade

A expectativa é que, em 2060, o Brasil tenha 58,4 milhões de pessoas idosas (26,7% do total da população) 

Você sabia que, segundo estimativas do IBGE, o Brasil já conta 20,6 milhões de idosos? Esse número representa 10,8% da população total do país. A expectativa é que, em 2060, o Brasil tenha 58,4 milhões de pessoas idosas (26,7% do total), consequência de fatores como a maior expectativa de vida e queda nas taxas de fecundidade.

Levando-se em consideração que o corpo humano atua como uma espécie de máquina, também é verdade que o organismo costuma sofrer com o tempo de uso. Nesse caso, quanto maior a utilização, cresce a necessidade de manutenção. Algumas doenças típicas dessa faixa etária demandam tratamentos específicos.

Além desses fatores, não devemos esquecer que a sociedade do século 21 passa por uma transformação significativa: as pessoas têm menos filhos e, muitas vezes, optam até mesmo por não os gerar, o que fará com que muitos jovens de hoje tenham que encarar o envelhecimento sozinhos.

Conheça algumas dicas de saúde para pessoas da melhor idade:

  1. Pratique atividades físicas: idosos que praticam exercícios moderados e com acompanhamento médico conseguem prevenir e proteger o organismo de doenças. Além da coordenação motora, eles podem influenciar na diminuição do estresse, da ansiedade e colaborar no condicionamento físico. A dica é procurar atividades que sejam feitas em grupo, para facilitar o convívio com outras pessoas.
  2. Ocupe a mente: está certo que você se aposentou e não quer pensar em muita coisa, afinal, essa fase da vida é ideal para relaxar. Mas não fique com a cabeça vazia e busque fazer cursos e atividades para deixar seu cérebro sempre ativo.
  3. Alimente-se adequadamente: em qualquer idade é essencial que uma dieta adequada seja construída e seguida com cuidado. Para quem já passou dos 60, é preciso inserir no cardápio alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9, pois eles ajudam a controlar a gordura no organismo. Linhaça, azeite de oliva, peixes, frutas in natura e secas e fibras também contribuem. É preciso ter cuidado com o leite, que deve ser sem gordura e com as carnes, que precisam ser magras. Para ajudar no combate à osteoporose, é preciso ingerir alimentos ricos em cálcio, como laticínios, ovos, feijão branco, espinafre e sardinha.
  4. Evite álcool e cigarro: na melhor idade, os riscos associados a esses hábitos são ainda maiores, portanto, procure diminuí-los aos poucos até eliminá-los. Sua saúde agradece.
  5. Monitore a ingestão de líquidos: com o envelhecimento há mudanças no equilíbrio hidroeletrolítico, e o conteúdo de água corporal tende a diminuir. Tome bastante água potável durante todo o dia, especialmente no tempo quente.


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