Saiba quais são os antioxidantes de que seu corpo precisa
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Saiba quais são os antioxidantes de que seu corpo precisa

Vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que compõem os antioxidantes ajudam a proteger as células de compostos prejudiciais produzidos durante seu metabolismo 

Uma dieta rica em alguns antioxidantes protege contra doenças cardíacas, derrames, alguns tipos de câncer e doenças relacionadas ao envelhecimento, de acordo com diversos estudos.

Alguns antioxidantes podem proteger células saudáveis de danos no DNA, todavia, ainda não compreendemos totalmente todos os efeitos deles para a saúde.

Pesquisas realizadas na última década mostraram que consumir alimentos ricos em antioxidantes como frutas, verduras, leguminosas e grãos tem um efeito benéfico à saúde.

Contudo é importante observar que a quantidade de antioxidantes em alimentos e bebidas varia muito.

Conheça abaixo os tipos de antioxidantes e onde encontrá-los. A lista é da BBC Brasil.

1) Selênio

O selênio é um mineral encontrado no solo. Ele é importante para manter o funcionamento normal do sistema reprodutivo, sistema imunológico e no uso de iodo pela tireoide.

Entre as fontes de selênio estão carne vermelha, ovos, peixe, mariscos, gérmen de trigo e castanha-do-pará.

2) Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante encontrado em muitos alimentos, especialmente frutas cítricas, frutas vermelhas e verduras.

A vitamina é particularmente importante para o funcionamento e os processos de cura dos tecidos, como a formação de colágeno.

Em alguns países, os serviços de saúde até aconselham os fumantes a consumir mais vitamina C.

E a vitamina também ajuda as pessoas a absorverem melhor o ferro.

3) Compostos fenólicos

Os compostos fenólicos são um grande grupo de compostos químicos de plantas com propriedades antioxidantes.

Entre eles estão os flavonoides como a quercetina, que é encontrada na cebola, chá, vinho tinto e chocolate; a curcumina, encontrada na mostarda e açafrão; taninos, encontrados no chá verde e no chá vermelho; isoflavonas, encontradas no leite de soja, tofu e missô e as lignanas, que podem ser encontradas nas sementes de linhaça e outros grãos.

4) Carotenoides

Os carotenoides são compostos vegetais como o betacaroteno, luteína e licopeno, que dão a frutas e verduras a coloração amarela, vermelha e laranja.

Eles ajudam a fortalecer a imunidade do corpo. Quanto mais forte a coloração, maior a concentração.

Entre as boas fontes de carotenoides estão maracujá, manga, tomate, cenouras, batata-doce e damasco.

Os betacarotenos de coloração laranja forte, encontrados na cenoura, por exemplo, também podem ter outros benefícios pois são transformados em vitamina A.

5) Vitamina E

A vitamina é um antioxidante particularmente adequado para a proteção do corpo de reações oxidantes envolvendo gordura.

Todas as células do corpo têm uma camada fina de gordura vulnerável ao ataque de radicais livres. A vitamina E intercepta os radicais livres evitando danos e mantendo a integridade da célula.

Entre as boas fontes desta vitamina estão oleaginosas (como nozes), sementes e óleos vegetais.

Suplementos

A maioria dos testes clínicos já feitos até hoje não encontraram provas de que o consumo de um antioxidante ou de uma combinação deles em forma de suplementos proteja a saúde.

Dieta colorida

Catherine Collins, nutricionista-chefe no Hospital St. George, na Grã-Bretanha, recomenda uma dieta com mais frutas, leguminosas e grãos, que são todos ricos em antioxidantes e também boa fonte de fibras.

Segundo a Associação Dietética Britânica, consumir 400 gramas de frutas e verduras por dia pode ajudar a diminuir o risco de problemas de saúde como hipertensão, obesidade e alguns tipos de câncer.

 



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