Conheça os fatores que influenciam a temperatura corporal humana
Notícias

Conheça os fatores que influenciam a temperatura corporal humana

Também denominada como normotermia ou eutermia, a temperatura normal do corpo humano depende de pontos como o local, a hora do dia e o nível de atividade.

Você sabia que a temperatura normal do seu corpo, também conhecida como normotermia ou eutermia, depende de fatores como o local do corpo, a hora do dia e o nível de atividade corporal?

Em determinadas circunstâncias, os valores térmicos registram alta, tais como: durante as refeições, prática intensa de exercícios físicos, gravidez ou ovulação.

Também vale destacar que ainda existem discordâncias sobre o local ideal para mensurar a temperatura do corpo humano. Habitualmente, as regiões mensuradas são as seguintes:

  • Axilar: temperatura normal encontra-se entre 35,5 a 37ºC, com média de 36 a 36,5ºC;
  • Bucal: temperatura normal encontra-se entre 36 a 37,4ºC;
  • Retal: temperatura normal encontra-se entre 36 a 37,5ºC.

Saiba também
Os medicamentos antitérmicos, ou antipiréticos, devem ser utilizados com cuidado e quando absolutamente necessários. Sempre é bom ressaltar que doses muito altas de paracetamol podem agredir os rins e o fígado. O ácido acetilsalicílico é contraindicado nos casos de dengue e certas infecções virais das crianças. Por isso, procure assistência médica.

A farmacêutica Ana Paula Brito, da Bahia Home Care, explica que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a febre não é uma doença. “Trata-se de uma reação do organismo contra alguma anomalia. Também não é necessariamente um mal. Nas infecções, por exemplo, ela ajuda o sistema de defesa a livrar-se do agente transgressor”.

 



Endereço: Rua Pará, 198, Pituba,
CEP 41830-070, Salvador - Bahia

Horário Administrativo: Seg à Sex, 8h às 18h Central de Atendimento: 24 Horas