É verão: quais cuidados de saúde devo tomar?
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É verão: quais cuidados de saúde devo tomar?

A principal consequência da exposição excessiva ao sol é a desidratação.

Em tempo de calor intenso, com sensação térmica, em alguns dias, por volta dos 40 ºC, todo o cuidado é pouco para evitar doenças típicas do verão, estação mais quente do ano, que tem início no Hemisfério Sul no dia 21 de dezembro. Por isso é sempre recomendável beber bastante água, evitar exposição ao sol no período entre 10h e 16h (quando é mais forte) e usar o protetor solar.

Você sabia que os maiores perigos na temporada de verão, além do excesso do sol, são a desidratação e a alimentação? É preciso prestar atenção na qualidade dos alimentos oferecidos nas ruas e nas praias por ambulantes, já que os alimentos ficam expostos por muito tempo.

Muita gente comete abusos, como é o caso das pessoas que ficam durante um período longo nas praias. Permanecer por muitas horas sob o sol intenso e ainda levar crianças com menos de seis meses para esse tipo de ambiente é contraindicado.

Consequência

A principal consequência da exposição excessiva ao sol é a desidratação que, dependendo da intensidade, pode provocar diarreia e vômito. No caso mais acentuado, se a pessoa passar mal, tem que ir para um hospital e tomar soro. Essa ausência de hidratação pode ser perigosa, principalmente em pessoas mais idosas e também nas mais novas. Diante de um quadro de vômitos e tonturas a pessoa deve procurar atendimento médico.

Para quem não tem hábito de fazer exercícios e pretende mudar de vida neste final de 2017 e início de 2018, recomenda-se que o interessado comece o
projeto de vida saudável ao ar livre, logo nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde. O melhor horário para fazer exercícios é antes das 9h ou depois das 17h.

Quanto à alimentação, deve ser rica em carboidratos e livre de gordura animal. Recomenda-se também o uso de roupas claras, ventiladas e leves. Confira estas dicas:

1. Beber água ou líquidos não açucarados, cerca de 2 a 3 litros de água durante o dia para não desidratar;
2. Evitar exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 10 e as 15 horas;
3. Passar protetor solar 15 minutos antes de sair de casa e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia;
4. Usar chapéu ou boné quando estiver ao sol, mesmo ao caminhar na rua normalmente e usar roupas leves e claras que absorvam menos o calor;
5. Comer frutas, verduras e legumes crus, ricos em água, como alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana, goiaba e clara de ovo.



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