Dores nas costas: como fazer para melhorar a postura?
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Dores nas costas: como fazer para melhorar a postura?

Problema afeta milhões de brasileiros, mas algumas dicas colaboram para prevenir e tratar 

A ginástica postural pode ser muito eficaz para tratar dores nas costas e para melhorar a postura e a coordenação. A indicação também vale para idosos, que apresentam uma prevalência maior de quedas.

Quando sentir dores nas costas, o aconselhável é, antes de qualquer coisa, buscar um profissional de saúde. Nesse sentido, a prevenção é sempre o melhor remédio. Antes mesmo de sentir as dores, procure fazer atividade física regularmente, sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física, e cuide de sua postura.

Idosos

Falando em postura, é válido lembrar que ela deve ser correta quando a pessoa está sentada, deitada, em pé ou fazendo qualquer atividade. Mas e para quem já sente essas dores, principalmente na chamada melhor idade, o que fazer?

A postura é a relação entre a posição do corpo e o ambiente. Ela é afetada pela força de gravidade que obriga determinados músculos a se contrair para manter o equilíbrio. O ideal é que a posição correta seja alcançada com o menor esforço possível dos músculos.

“Os idosos podem, sim, fazer exercícios posturais, mas com a orientação de um terapeuta ou educador físico”, explica Patrícia Garcia, professora do departamento de fisioterapia da Universidade de Brasília (UnB) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-DF).

Desvios

Os desvios posturais podem ser variados e ocasionados por diversos fatores. Alguns deles, por exemplo, acontecem depois de toda uma vida sentando de maneira incorreta ou provém da falta de atividade física ao longo dos anos. Há também as questões de falta de fortalecimento muscular e alongamento. Procure profissionais da área para saber de seu caso em particular e para que seja direcionado à atividade correta.

Trabalho

Outro ponto importante a ser observado diz respeito a postura inadequada no ambiente de trabalho. Nesse caso, que é bastante comum, as dores geram tensões musculares que reduzem o fluxo de sangue na região e aumentam a incidência de dores e lesões.

Fatores

Segundo os especialistas, as dores nas costas podem ser potencializadas por diversos elementos: estresse, sobrepeso, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, permanecer sentado na mesma posição durante toda a jornada de trabalho ou ficar exposto a vibrações.

Doenças

Em longo prazo, esses fatores também tendem a influenciar outras áreas do corpo, como a nuca, ombros e punhos, dificultando a circulação sanguínea e contribuindo até mesmo para o surgimento de doenças como as Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios osteomusculares (LER/Dort) relacionadas ao trabalho.

Solução

Recomenda-se a implantação de ginástica laboral unida ao mobiliário adequado, a fim de incentivar a correção postural tanto na vida pessoal quanto profissional dos funcionários, potencializando os resultados. Assim, a relação entre o custo e o benefício dessa prática torna-se muito boa para ambos os lados, contribuindo para a diminuição do número de afastamentos por dores nas costas.



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