Dores nos músculos e articulações aumentam no frio; saiba como se prevenir
Notícias

Dores nos músculos e articulações aumentam no frio; saiba como se prevenir

Agasalhar-se bem e praticar atividades físicas podem evitar que as dores apareçam

Caracterizado pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas, o inverno no Hemisfério Sul (o que inclui o Brasil) terá início às 07h07 do dia 21 de junho. Nessa estação do ano é comum que as pessoas sintam mais dores musculares e nas articulações, principalmente as que já sofrem com dores crônicas.

Idosos

Esse problema é bastante recorrente em idosos, que são muitas vezes acometidos por doenças degenerativas como artrite e artrose, as quais costumam provocarem dores mais intensas nos períodos de maior frio.

Dores

É que as baixas temperaturas fazem com que os músculos e nervos se contraiam mais, o que é normal, pois o corpo tenta se proteger das sensações mais amenas. Esse esforço extra acaba resultando nas dores que as pessoas sentem nos músculos e articulações. Isso também justifica a tendência de encolhimento do corpo, o que pode provocar dores nas costas.

Exercícios

Mas o que pode ser feito para evitar que as dores apareçam? A principal maneira de evitá-las é a prática de atividades físicas. Nesse sentido, é muito importante que as pessoas mantenham o corpo em movimento nesse período do ano. Exercícios de baixa complexidade, como alongamentos e caminhadas, já são o suficiente para diminuir as tensões e melhorar a postura, preservando a saúde dos músculos e articulações.

Agasalhos

Também é muito importante se agasalhar bem, pois se a pessoa estiver aquecida, não terá que contrair os músculos para se proteger, gerando menos tensões e, consequentemente, menos dores.

Especialista

Contudo, caso as complicações sejam frequentes, pode ser necessário o auxílio de um fisioterapeuta, capaz de avaliar a situação e indicar exercícios específicos para o caso.

Para evitar problemas de saúde no inverno, os especialistas costumam indicar as seguintes dicas:

  1. Evite ambientes fechados e/ou com muitas pessoas. Se isso não for possível, abra portas e janelas para melhorar a ventilação;
  2. Em caso de contágio, não se medicar sem antes consultar um médico que possa indicar medicamento e dosagem adequados;
  3. Mantenha o ambiente limpo e arejado;
  4. Beba bastante líquido;
  5. Consuma alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e acerola;
  6. Lave as mãos com frequência;
  7. Evite fumar e conviver com fumantes;
  8. Previna-se: tomar vacinas contra a gripe e a pneumonia evitam complicações.

 



Endereço: Rua Pará, 198, Pituba,
CEP 41830-070, Salvador - Bahia

Horário Administrativo: Seg à Sex, 8h às 18h Central de Atendimento: 24 Horas