Você sabe qual é a diferença entre emergência e urgência?
Notícias

Você sabe qual é a diferença entre emergência e urgência?

Como diferenciar algo que é urgente de algo que é emergente? Os significados destes vocábulos são semelhantes, entretanto, no campo da saúde, são diferenciados, até por uma questão de encaminhamento. 

Qual é a diferença entre emergência e urgência? Certamente você já observou placas com esses enunciados em postos de atendimento, prontos-socorros, ambulâncias e hospitais. Parecem ter o mesmo significado, não é mesmo? Mas saiba que não são.

Até por uma questão de encaminhamento, no campo da saúde, os significados desses vocábulos são diferenciados.

Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.

Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, ou seja, deve ser resolvida rapidamente, pois, se houver demora, corre-se o risco até mesmo de óbito. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Esta palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”: O tempo urge, não importa o que você faça para tentar pará-lo.

Todavia, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar.

A diferença concentra-se mais no campo da medicina. Alguns exemplos práticos: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.

Atualmente, na maioria das ambulâncias só vem escrita a palavra ambulância, uma vez que o encaminhamento é feito na chegada ao hospital.

Saiba também
O Conselho Federal de Medicina deu sua versão sobre os termos, por meio da Resolução CFM N° 1451/95:

  • Parágrafo Primeiro – Define-se por URGÊNCIA a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
  • Parágrafo Segundo – Define-se por EMERGÊNCIA a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida *(risco de morte) ou sofrimento intenso, exigindo portanto, tratamento médico imediato.

 



Endereço: Rua Pará, 198, Pituba,
CEP 41830-070, Salvador - Bahia

Horário Administrativo: Seg à Sex, 8h às 18h Central de Atendimento: 24 Horas