Conheça dicas para ajudar a prevenir ou controlar as doenças crônicas
Notícias

Conheça dicas para ajudar a prevenir ou controlar as doenças crônicas

Dados do Ministério da Saúde apontam que se nada for feito para gerenciar as doenças crônicas, em dez anos teremos um aumento de 17% no número de mortes em decorrência dessas enfermidades. A boa notícia: é possível preveni-las ou controlá-las. 

Elas normalmente não representam grandes riscos em curto prazo e são silenciosas. Com o passar do tempo, todavia, costumam trazer muitos problemas para quem as tem. Do que estamos falando? Das doenças crônicas.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essas enfermidades assolam 75% dos brasileiros com mais de 60 anos. Outro dado alarmante aponta que, se nenhuma medida for adotada para gerenciar as doenças crônicas, no período de dez anos teremos um aumento de 17% no número de óbitos em razão das mesmas.

Entre os tipos mais comuns de doenças crônicas podemos destacar Diabetes; Obesidade; Hipertensão; Alzheimer e Parkinson. Mas por que elas ocorrem com tanta frequência? De acordo com os especialistas, elas costumam estar relacionadas a fatores tais como: sedentarismo, avanço da idade, hábitos alimentares inadequados e estresse.

A boa notícia, no entanto, é que a maioria das doenças crônicas pode ser prevenidas ou controladas. Destacamos as seguintes dicas para você

     1 – Prevenção

Adote hábitos saudáveis em sua vida, a exemplo de uma alimentação balanceada e prática de exercícios. O velho ditado que diz que prevenir é melhor do que remediar continua em voga.

     2 – Entendimento

Compreender como a doença age é de fundamental importância para conseguir controla-la. Estude como a enfermidade funciona, pesquise se sua família tem um histórico de doenças crônicas e prepare-se ao máximo. Autoconhecimento é sempre válido.

    3 – Disciplina

Ter uma doença crônica não é motivo para desespero. Siga o tratamento médico e esclareça suas possíveis dúvidas junto ao profissional de saúde.

   4 – Tecnologia

Às vezes a correria do dia a dia faz com que esqueçamos de tomar os remédios, não é mesmo? Se esse for o seu caso, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Alguns aplicativos de lembretes de medicamentos, como o Dr. Cuco (disponível para Android e iPhone), encontram-se disponíveis a fim de ajudá-lo a lembrar do horário estipulado, além de oferecer os preços mais em conta das farmácias do Brasil.

   5 – Reconhecimento

Reconheça que, durante o tratamento, poderão haver dias bons e maus. Essa instabilidade é extremamente natural em se tratando de doenças crônicas. Reconhecer isso é um começo para lidar com esse desafio.

   6 – Bem-estar

Participe de atividades que promovam o bem-estar psicológico.

 



Endereço: Rua Pará, 198, Pituba,
CEP 41830-070, Salvador - Bahia

Horário Administrativo: Seg à Sex, 8h às 18h Central de Atendimento: 24 Horas