6 dicas úteis para evitar as doenças de outono e inverno
Notícias

6 dicas úteis para evitar as doenças de outono e inverno

Crianças e idosos devem manter a atenção redobrada com a saúde nesta época do anoO ar mais frio característico do outono e inverno, acompanhado das típicas mudanças bruscas de temperatura, confere a essas estações condições ideais para uma série de infecções e irritações ao organismo humano, principalmente em âmbito respiratório.

Crianças e idosos devem manter a atenção redobrada com a saúde nesta época do ano, por serem os mais atingidos pelas enfermidades típicas da estação, tais como pneumonia, bronquite, laringite, sinusite, rinite e gripe.

Conheça algumas dicas eficazes para se prevenir dessas doenças:

  • Evite ambientes fechados e com grande concentração de pessoas;
  • Higienize os ambientes com frequência, passando aspirador de pó seguido de pano úmido;
  • Invista na vitamina C e na alimentação saudável;
  • Hidrate-se regularmente;
  • Deixe as janelas abertas, mesmo nos dias mais frios;
  • Feche as janelas na hora do banho, para evitar exposição a bruscas mudanças de temperatura.

Você sabia?

Gripe e resfriado são complicações diferentes. Os sintomas, por mais parecidos que sejam, são mais fortes na gripe. O resfriado comum pode ser causado por vários vírus, sendo os mais frequentes o rinovírus e o adenovírus – e não há vacina para eles.

A gripe, por sua vez, é a infecção dos pulmões e das vias aéreas. É provocada pelo vírus influenza, transmitido pelas gotículas da tosse ou do espirro da pessoa infectada. No início, os sintomas são mais brandos, como garganta irritada, tosse seca e congestão nasal. Depois, pode surgir febre alta e muita dor no corpo. Conforme a tosse se intensifica, começa a expectoração. A maioria dos sintomas diminui em cerca de três ou cinco dias.

Mantenha sempre uma alimentação equilibrada e pratique exercícios. Mas lembre-se de colocar o corpo em ação fora dos horários de pico de poluição atmosférica. O ideal é se exercitar antes das 7h30 e depois das 20h.

Quem tem alergia deve procurar um médico para manter um tratamento preventivo. Entre as recomendações também estão: deixar de lado carpetes, cortinas e bichos de pelúcia.



Endereço: Rua Pará, 198, Pituba,
CEP 41830-070, Salvador - Bahia

Horário Administrativo: Seg à Sex, 8h às 18h Central de Atendimento: 24 Horas