Dia Internacional da Enfermagem: conheça a importância dessa área para o home care
Notícias

Dia Internacional da Enfermagem: conheça a importância dessa área para o home care

Em 12 de maio de 1820 nascia em Florença, na Itália, Florence Nightingale, considerada anos mais tarde a “mãe” da enfermagem moderna. Cristã anglicana, esta mulher visionária decidiu desde cedo ser enfermeira, pois acreditava que havia um chamado de Deus para exercer essa função.

O trabalho de Florence se tornou mais conhecido durante a Guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856 – ela passaria a ter nacionalidade inglesa. Durante a noite ela utilizava uma lâmpada para auxiliar no atendimento aos feridos, o que lhe rendeu a alcunha de “Dama da Lâmpada”.

Em 1860, Florence fundou na Inglaterra a primeira escola de enfermagem secular do mundo.

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado em 12 de maio desde 1965, uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale. Oficialmente, porém, esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.

Importância para o home care
Além do já difundido trabalho em ambiente hospitalar, o profissional de enfermagem exerce importância relevante nos serviços de atendimento domiciliar.

Como precisa lidar com diferentes conflitos e situações no que diz respeito aos pacientes e familiares, o profissional de enfermagem requer uma postura de neutralidade, priorizando sempre a razão e a ética, ou seja, sem se deixar envolver demasiadamente no exercício de suas atividades.

Entre as principais atribuições do enfermeiro nesse cenário de atuação, destacam-se:

  • Assistencial: decidir normas e execução de procedimentos de diagnóstico, terapêuticas e cuidados, aplicando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); identificar e classificar as condições que predispõem a riscos de saúde; organizar, dirigir, planejar, coordenar e avaliar os serviços de saúde prestados pela equipe de enfermagem em domicílio e outros;
  • Administrativa: usar métodos participativos; promover cuidado contínuo e de suporte ao cliente em domicílio; conceber e organizar a assistência de enfermagem e outros;
  • Pesquisa: aplicar metodologia de investigação, à luz do código de ética da enfermagem; implementar os resultados de investigação, submetendo-os à sociedade brasileira de enfermagem em home care, além de contribuir e colaborar com os demais profissionais da área que estiverem dentro do campo, e outros atributos;
  • Educativa: conceber e promover processos construtivos, com objetivo de melhoria da qualidade de vida do paciente em domicílio; participar e desenvolver com a equipe os processos educativos, aprimorando e desenvolvendo técnica e cientificamente a enfermagem home care, entre outros.

A Bahia Home Care reconhece a importância desses profissionais para a sociedade e deseja a todos os enfermeiros um feliz dia!



Endereço: Rua Pará, 198, Pituba,
CEP 41830-070, Salvador - Bahia

Horário Administrativo: Seg à Sex, 8h às 18h Central de Atendimento: 24 Horas