Acreditação canadense: “O principal ganho é em termos de qualidade para o paciente”, diz Dr. José Landeiro
Notícias

Acreditação canadense: “O principal ganho é em termos de qualidade para o paciente”, diz Dr. José Landeiro

A Accreditation Canada é reconhecida mundialmente e possui mais de 50 anos de experiência

O Grupo Home Doctor, que é integrado pela Bahia Home Care, foi a primeira empresa de atenção domiciliar brasileira a conquistar o nível Diamante da certificação Accreditation Canada Internacional, o que atestou, mais uma vez, o compromisso da instituição com a adoção de práticas de excelência de assistência ao paciente.

A Accreditation Canada é reconhecida mundialmente e possui mais de 50 anos de experiência em nível mundial. Ela utiliza a metodologia QMentum InternationaI, que está alinhada com os princípios de Governança Clínica, adotada por mais de 50 países, distribuídos pela América do Norte, Europa, Ásia e América Latina.

A Bahia Home Care, como empresa do grupo Home Doctor, também foi avaliada e acreditada no nível Diamante, atestando a excelência de suas práticas assistenciais e de segurança.

“O principal ganho é em termos de qualidade para o paciente. Foi um processo de amadurecimento para o Grupo Home Doctor, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas”, destaca o Dr. José Landeiro, Superintendente Médico da Bahia Home Care.

Segurança
De acordo com o especialista, a conquista recente reflete um ganho operacional em termo de segurança, princípio de extrema relevância quando o assunto é saúde. “Um dos requisitos utilizados pela certificação canadense nas avaliações refere-se à segurança da assistência, no intuito de minimizar os erros que podem prejudicar os pacientes”, explica Landeiro.

O processo de Acreditação durou cerca de dois anos. “O desafio agora é manter essa conquista, treinando e capacitando profissionais que atendem em domicílios situados em diferentes locais”, projeta o Superintendente Médico da Bahia Home Care. A instituição conta, atualmente, com 800 profissionais (entre próprios e terceirizados).

Landeiro adiantou que, com o objetivo de ainda melhorar os serviços oferecidos pela Bahia Home Care, a empresa promoverá, em breve, a troca interna do seu sistema operacional, o que vai propiciar mais segurança. No que diz respeito aos pacientes, serão implementados programas de cuidados paliativos e melhorias nos cuidados de pacientes pediátricos.

Mercado
Na avaliação de Landeiro, o mercado de Home Care segue competitivo, mas no atual momento registra um crescimento menor em relação ao passado. “Há uma tendência de crescimento do setor, uma vez que a população envelhece e apresenta mais doenças crônicas”, analisa.

O especialista ressalta que a Bahia Home Care atende a todo o espectro da Atenção Domiciliar. A novidade é que, por meio de credenciamento via governo do Estado, a empresa também passará a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o que contribuirá para a chamada ‘desospitalização’ de pacientes de hospitais públicos.



Endereço: Rua Pará, 198, Pituba,
CEP 41830-070, Salvador - Bahia

Horário Administrativo: Seg à Sex, 8h às 18h Central de Atendimento: 24 Horas